Seja Bem-Vindo

OLÁ ! Seja bem-vindo ao meu blog!!!
Aqui eu falo sobre coisas da minha vida, acontecimentos e pensamentos.

Por isso, tudo o que ler aqui vem da vida real...
Dê a sua opinião, participe comigo, adoraria saber sua opinião, sua história ...

terça-feira, 2 de março de 2010

UMA QUESTÃO DE FÉ

Fé pode ser definido como sendo uma firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova material de que este algo seja de fato real. Fé nesse sentido, seria uma confiança absoluta que depositamos em algo ou alguém.

A palavra Fé veio da palavra grega pí-stis, que transmite a idéia de confiança, fidúcia, firme persuasão.

A fé se relaciona de certa maneira, com os verbos acreditar, confiar ou apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso.



Pode-se também considerar que ter fé é nutrir um sentimento de afeição pelo que acredita, confia e aposta, pois o sentido da fé é sempre positivo, ou seja, a pessoa de certa forma sustenta positivamente seu pensamento no objeto afeiçoado de sua fé.



A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais, a motivos nobres ou motivos estritamente pessoais. Pode estar direcionada a alguma razão específica ou mesmo existir sem razão definida. Também não carece absolutamente de qualquer tipo de evidência física racional.

É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, uma crença popular, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião.



A fé não é baseada em evidências físicas reconhecidas pela comunidade científica, por exemplo, o que faz com que muitos a rejeitem como sendo algo tolo e irracional, pois raramente existem provas concretas a favor de determinada fé. Isso, impossibilita uma troca de idéias baseadas no convencimento, quando por exemplo, uma pessoa que tenha determinada fé, tenta persuadir outra que não tenha essa mesma fé.



Aliás, essa é a maior causa dos conflitos dessa natureza, pois sendo a fé algo quase que emocional, pessoal e além disso, raramente ou nunca, passível de provas concretas, físicas, materiais, uma discussão nessa área é quase sempre um solo minado. A fé é geralmente associada a experiências pessoais e pode ser compartilhada com outras pessoas apenas através de relatos e não de provas concretas. Por isso, a imensa dificuldade nesse sentido.



Fé é geralmente associada então, a algum contexto religioso, dogmático, de crença pré-estabelecida, onde alguém crê no que é dito, por afinidade emocional e de certa forma racional, pois ambos pensam da mesma forma, seguem a mesma linha de raciocínio, se baseiam nos mesmos princípios.

Ninguém diz, por exemplo, ter fé que a natureza, os animais e os homens existam. Mas diz ter fé de que Deus as tenha criado. Nesse sentido, a natureza, os animais e os homens são passíveis de provas materiais de suas existências, já a crença em Deus, não.



Crer, ter a experiência de algo emocionalmente, não pode ser provado a quem exija provas materiais, pois não pertence ao terreno da matéria e das leis físicas, mas sim, ao terreno intuitivo e emocional.
Já a confiança, não é necessariamente apenas uma questão de fé.

Confiar pode ser algo que venha através da experiência, da observação concreta e crítica. Confiança é uma coisa que se conquista, pois observando um evento que se repete sempre de determinada maneira, confiamos por observações anteriores, que provavelmente essa é a forma natural de comportamento desse evento. Seja esse evento algo positivo ou negativo.



Já a fé, sempre estará ligada a algum tipo de esperança e crença positiva, como pura e simples aceitação.

Quem tem fé, confia. Mas quem confia não se baseia necessariamente na fé, pois a confiança se baseia principalmente na observação antes da aceitação.
E você? Confia em sua fé ou tem fé no que confia?





Com muito carinho,




FOI COM MUITA FÉ QUE ENFIM SUPEREI ESSA FASE DELICADA QUE PASSEI NOS ULTIMOS MESES, COM MINHA SAÚDE ...E AGORA RESPIRO ALIVIADA, ENFIM A AMEAÇA DO CANCÊR NÃO RONDA MAIS O MEU MUNDINHO!!!!!!!

GRAÇAS A DEUS

Nenhum comentário: